A última golpaça de Bush

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A última golpaça de Bush

Mensagem  Rui Aguiar em Qui Jun 05, 2008 1:14 pm

Iraque

Estados Unidos estão a negociar permanência por tempo indefinido no país - Independent
2008-06-05, 08h15


Londres, 05 Jun (Lusa) - O governo dos Estados Unidos está a negociar um acordo secreto através do qual se perpetuaria por tempo indefinido a ocupação militar norte-americana do Iraque independentemente de quem vença as eleições para a Casa Branca, segundo o Independent.

O diário inglês teve acesso a alguns pormenores sobre o projecto do acordo que, segundo o jornal, poderia ter um efeito político explosivo no país árabe.

Responsáveis iraquianos temem, segundo o Independent, que o acordo, que permitiria aos Estados Unidos ocupar bases permanentes nesse país, realizar operações militares, deter iraquianos e gozar de imunidade face às leis do Iraque, será uma fonte interminável de conflito.

Mas o acordo ameaça também originar, segundo o jornal, uma crise política nos Estados Unidos.

O Presidente norte-americano, George W. Bush, quer que seja assinado antes do fim do próximo mês para poder declarar uma vitória militar no Iraque e afirmar que a invasão - iniciada em 2003 - está mais do que justificada.

Ao perpetuar a presença norte-americana no Iraque, o acordo destruiria o compromisso do candidato democrata à Casa Blanca, Barack Obama, de retirar as tropas norte-americanas do país, caso seja eleito Presidente.

O acordo poderia, por outro lado, dar mais força ao candidato republicano, John McCain, que defende que a vitória está "ao virar da esquina" no Iraque e que acusa o seu rival, Obama, de querer deitar tudo a perder com uma retirada militar prematura.

O ex-Presidente iraniano Ali Akbar Hashemi Rafsanjani afirmou quarta-feira que um acordo desse tipo daria lugar à "ocupação permanente" do Iraque e "converteria os iraquianos em escravos dos norte-americanos".

Segundo o Independent, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, opõe-se pessoalmente ao acordo mas considera ao mesmo tempo que o seu governo de coligação não subsistiria sem o apoio de Washington.

MV
Fonte: Agência LUSA

A ser verdade, Bush prepara uma golpaça de consequências imprevisíveis. Porque acaba o mandato derrotado, mal visto e, sobretudo, arrasado pela opinião americana e mundial, tenta um estratagema de se perpetuar (criar um novo Israel) naquela explosiva área. A ver vamos...
avatar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 73
Localização : Cascais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A última golpaça de Bush

Mensagem  RONALDO ALMEIDA em Qui Jun 05, 2008 7:30 pm

O acordo e tao secreto que ate o sr. RAGUIAR sabe!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

RONALDO ALMEIDA

Mensagens : 190
Data de inscrição : 04/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum