Vaga de Liberdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O abraço do capitalismo

3 participantes

Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty O abraço do capitalismo

Mensagem  Admin Dom Jun 29, 2008 12:46 am

Mundo
O abraço do capitalismo


Lisboa questiona prós e contras dos modelos económicos e sociais
Alterar tamanho


Manifestação de grevistas em França, no dia 17, contra planos de reforma do sistema social FOTO CLAUDE PARIS/AP PHOTO

Há 50 anos, um alemão trabalhava 24 mil horas por ano e um americano 20 mil. Hoje, o sucesso do modelo europeu permite àquele não fazer mais do que 14 mil horas/ano, enquanto o americano passou a trabalhar 18 mil. O problema é que o sucesso europeu pode ser agora a razão do seu fracasso.

Entre europeus e americanos, há convergência sobre muitos aspectos, mas não seguramente sobre modelos económicos e sociais. Esta semana, o tema foi debatido em pormenor entre juristas e economistas de ambos os lados do Atlântico. E se há conclusão que se pode tirar do debate ocorrido no Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito de Lisboa é que se todos parecem convergir para um mesmo modelo de capitalismo, o mesmo não se pode dizer quanto ao modelo social.

“A Europa abraçou o capitalismo global”, disse o economista Jean Pisani-Ferry, director do Instituto Bruegel. “Mas, em contrapartida, não há convergência sobre modelos sociais, nem mesmo no interior da própria Europa - vivemos num mundo em que as sociedades podem ter preferências muito diferentes, enquanto as economias são geridas cada vez mais de acordo com as mesmas regras”, sublinhou ao Expresso. O mesmo é dizer que estão lançadas as sementes da tensão social. “Terá que ser conseguido um novo equilíbrio”, diz, acrescentando que “o importante é que a sociedade aceite pagar pelo que pede - o que não está a acontecer”.

Na Europa, existem pelo menos quatro modelos sociais, estabelecidos segundo o conhecido relatório de André Sapir, de 2005. Como dizia Eduardo Paz Ferreira, jurista e presidente do IDEFF, o continente anda agora numa espécie de “busca do Santo Graal” quanto ao melhor daqueles modelos. A escolha europeia recaiu no nórdico dinamarquês, que inspirou os princípios da flexigurança, que constituem hoje a pedra de toque da revisão dos sistemas de Segurança Social na União: flexibilidade no mercado de trabalho, segurança no emprego. A perda de velocidade das economias europeias, aliada às mutações, nomeadamente demográficas, pôs em causa os sistemas de Segurança Social.

“O desmantelamento do Estado Social europeu também é fruto da imposição da integração, feita segundo um modelo essencialmente liberal”, dizia Paz Ferreira. “Não é por acaso que os europeus se dão por contentes com um Banco Central que apenas combate a inflação, sem se preocupar com o desemprego”. E, abordando as diferenças face aos americanos, comentou: “Enquanto na Europa se procuram reformular certos aspectos do Estado Social, nos Estados Unidos começam a surgir reivindicações de protecção social”.

Mas o ponto de partida entre os dois ‘mundos’ é muito diferente. O economista Peter Schuck considera que, ao passo que a economia americana se preocupa mais com eficiência e crescimento e tende a ter impostos mais baixos, a Europa sobreleva a igualdade de rendimentos e a sua economia tende a ser mais dominada pelos sindicatos. A longo prazo, refere, há uma tendência para o modelo americano: “Impostos mais baixos, mais ênfase nos empregos e menos sistema social”. Uma hipótese que Pisani-Ferry põe de lado: “As preferências e culturas são completamente diferentes”.



Luísa Meireles



OS MODELOS EM DISCUSSÃO

ANGLO-SAXÓNICO

Assistência social de último recurso extensa. Sindicatos fracos, desníveis salariais, mais emprego com baixos salários.
Reino Unido

CONTINENTAL

Apoia-se em subsídios de desemprego e pensões de reforma. Sindicatos fortes, embora em perda.
Alemanha, França

MEDITERRÂNICO

Concentra gastos em pensões de reforma. Estrutura salarial coberta pela negociação e muito nivelada.
Itália, Portugal

NÓRDICO

Grande nível de despesa com protecção social. Intervenção nos mercados de trabalho. Sindicatos fortes.
Dinamarca, Finlândia


http://aeiou.semanal.expresso.pt/2caderno/economia/artigo.asp?edition=1861&articleid=ES295298
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  RONALDO ALMEIDA Dom Jun 29, 2008 9:57 pm

Ja nao existe CAPITALISMO PURO!!! E esse e o MAL dos POVOS!!!

RONALDO ALMEIDA

Mensagens : 190
Data de inscrição : 04/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Rui Aguiar Dom Jun 29, 2008 11:24 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:Ja nao existe CAPITALISMO PURO!!! E esse e o MAL dos POVOS!!!

É destas frazes lapidares que eu gosto. Desta e daquela que os ricos deveriam ter direito a 5 votos. Como é possível conviver-se com tais mentes. Dasssssssssssssssee.........
Rui Aguiar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 80
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  RONALDO ALMEIDA Seg Jun 30, 2008 12:05 am

O quevoce contribuio para a RIQUEZA e criacao de empregos? Ou tem sido toda a vida um CONSUMIDOR do que os outros produzem? Qual a sua contribuicao para a SOCIEDADE ?

RONALDO ALMEIDA

Mensagens : 190
Data de inscrição : 04/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Rui Aguiar Seg Jun 30, 2008 12:54 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:O quevoce contribuio para a RIQUEZA e criacao de empregos? Ou tem sido toda a vida um CONSUMIDOR do que os outros produzem? Qual a sua contribuicao para a SOCIEDADE ?

Sou um técnico qualificado de informática. Toda a minha vida projectei, desenvolvi, construi e implementei sistemas de informática na banca, industria vária (Siderurgia, Shell, Tabaqueira), seguros e saúde. Trabalhei em vários grandes grupos internacionais e nacionais. Price WaterHouse Cooper, Allianz, Grupo Champallimaud, Sismet e outros. Eis o meu currículum. Agora discrimine o seu só para os nossos amigos poderem comparar quem contribuiui ou não para a riqueza da sociedade. Ou acha que prestação de serviços de informática são chulices. Streap e putedo é que é criação de riqueza?? Vá, exponha-se....
Rui Aguiar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 80
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  RONALDO ALMEIDA Seg Jun 30, 2008 1:26 am

519 EMPREGADOS!!!!! Ai esta o numero de empregos que criei!!! 9 000 000 de IMPOSTOS anuais gerados pelas minhas Empresas!!! Isto e que e criar RIQUEZA E EMPREGOS!!! O que voce fez, e coisa ede empregado PAGO!!! Nada mais!!!

RONALDO ALMEIDA

Mensagens : 190
Data de inscrição : 04/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Admin Seg Jun 30, 2008 3:07 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:519 EMPREGADOS!!!!! Ai esta o numero de empregos que criei!!! 9 000 000 de IMPOSTOS anuais gerados pelas minhas Empresas!!! Isto e que e criar RIQUEZA E EMPREGOS!!! O que voce fez, e coisa ede empregado PAGO!!! Nada mais!!!

Aqui n pode haver discussões sobre quem tem a pilinha mais direita/torta, comprida, etc


O que interessa é que cada um saiba que cada macaco no seu galho, e que não há assim tanto para nos compararmos superiormente uns aos outros, já que nascemos e morreremos SERES HUMANOS.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Rui Aguiar Seg Jun 30, 2008 10:24 am

Admin escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:519 EMPREGADOS!!!!! Ai esta o numero de empregos que criei!!! 9 000 000 de IMPOSTOS anuais gerados pelas minhas Empresas!!! Isto e que e criar RIQUEZA E EMPREGOS!!! O que voce fez, e coisa ede empregado PAGO!!! Nada mais!!!

Aqui n pode haver discussões sobre quem tem a pilinha mais direita/torta, comprida, etc


O que interessa é que cada um saiba que cada macaco no seu galho, e que não há assim tanto para nos compararmos superiormente uns aos outros, já que nascemos e morreremos SERES HUMANOS.

Acho uma vergonha o que acabo de ler. Segundo o senhor Ron, essa coisa de trabalhador pago é um ser inferior, desprezível. Bom mesmo é ter cabaret, streap e coisas do género para não entrar no detalhe. Recuso-me a ser colega moderador de gente reles. Por favor, caro administrador, passe-me a colaborador simples. Depois continuarei....
Rui Aguiar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 80
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Admin Seg Jun 30, 2008 12:19 pm

Rui Aguiar escreveu:
Admin escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:519 EMPREGADOS!!!!! Ai esta o numero de empregos que criei!!! 9 000 000 de IMPOSTOS anuais gerados pelas minhas Empresas!!! Isto e que e criar RIQUEZA E EMPREGOS!!! O que voce fez, e coisa ede empregado PAGO!!! Nada mais!!!

Aqui n pode haver discussões sobre quem tem a pilinha mais direita/torta, comprida, etc


O que interessa é que cada um saiba que cada macaco no seu galho, e que não há assim tanto para nos compararmos superiormente uns aos outros, já que nascemos e morreremos SERES HUMANOS.

Acho uma vergonha o que acabo de ler. Segundo o senhor Ron, essa coisa de trabalhador pago é um ser inferior, desprezível. Bom mesmo é ter cabaret, streap e coisas do género para não entrar no detalhe. Recuso-me a ser colega moderador de gente reles. Por favor, caro administrador, passe-me a colaborador simples. Depois continuarei....

caro Rui Aguiar n sei se está a dizer alguma coisa sobre esta moderação. basta ir a GRUPOS e verificar os moderadores que lá estão...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Rui Aguiar Seg Jun 30, 2008 12:30 pm

Admin escreveu:
Rui Aguiar escreveu:
Admin escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:519 EMPREGADOS!!!!! Ai esta o numero de empregos que criei!!! 9 000 000 de IMPOSTOS anuais gerados pelas minhas Empresas!!! Isto e que e criar RIQUEZA E EMPREGOS!!! O que voce fez, e coisa ede empregado PAGO!!! Nada mais!!!

Aqui n pode haver discussões sobre quem tem a pilinha mais direita/torta, comprida, etc


O que interessa é que cada um saiba que cada macaco no seu galho, e que não há assim tanto para nos compararmos superiormente uns aos outros, já que nascemos e morreremos SERES HUMANOS.

Acho uma vergonha o que acabo de ler. Segundo o senhor Ron, essa coisa de trabalhador pago é um ser inferior, desprezível. Bom mesmo é ter cabaret, streap e coisas do género para não entrar no detalhe. Recuso-me a ser colega moderador de gente reles. Por favor, caro administrador, passe-me a colaborador simples. Depois continuarei....

caro Rui Aguiar n sei se está a dizer alguma coisa sobre esta moderação. basta ir a GRUPOS e verificar os moderadores que lá estão...

Não, caro Mango. Não estou a criticar minimamente a moderaçõ. Não quero é ser colega de ninguém da laia do senhor Ron. As suas concepções da sociedade enoja-me. Prefiro participar sem colegas rascas. E para ele também deverá ser melhor não ter como colega de moderação um gajo que é um trabalhador pago.
Rui Aguiar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 80
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Rui Aguiar Ter Jul 01, 2008 12:38 am

Oh Mano Mango. Já tentei várias vezes e não consigo limpar a minha inscrição como moderador. Primo pela qualidade dos meus iguais. Retire-me desse grupo. Para mim é condição mínima para continuar a colaborar aqui.
Rui Aguiar
Rui Aguiar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/06/2008
Idade : 80
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Admin Ter Jul 01, 2008 2:56 am

Rui Aguiar escreveu:Oh Mano Mango. Já tentei várias vezes e não consigo limpar a minha inscrição como moderador. Primo pela qualidade dos meus iguais. Retire-me desse grupo. Para mim é condição mínima para continuar a colaborar aqui.

Mas eu n sou o Mango. Sou o Admin.

Aqui o RON até nem é moderador...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  RONALDO ALMEIDA Ter Jul 01, 2008 11:14 pm

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
o sr. RAGUIAR E LOUCO!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

RONALDO ALMEIDA

Mensagens : 190
Data de inscrição : 04/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O abraço do capitalismo Empty Re: O abraço do capitalismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos