Após impasse, países chegam a acordo sobre alimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Após impasse, países chegam a acordo sobre alimentos

Mensagem  Vitor mango em Qui Jun 05, 2008 11:19 pm

Após impasse, países chegam a acordo sobre alimentos


Menino com alimentos
Conferência da FAO discutiu a alta mundial no preço dos alimentos
Depois de um dia de debates, representantes dos 183 países que estão participando da conferência da FAO (o órgão de alimentação e agricultura da ONU) em Roma chegaram nesta quinta-feira a um acordo sobre o texto final da conferência.

O documento pede uma ação urgente contra a crise dos aumentos de alimentos e dizem que a comida não deve ser usada como uma arma política ou econômica.

Alguns dos problemas que atravancaram as reuniões desta quinta foram esclarecidos no meio da tarde.

O governo Argentino confirmou que é um dos que trabalha para alterar o documento. Os argentinos queriam ver retiradas do texto as menções ao final de “medidas restritivas” no comércio internacional de alimentos. Para aceitar o texto final, eles aceitaram que fosse feita apenas uma ressalva sobre o assunto.

O país impôs recentemente medidas para tentar diminuir a exportação de alimentos, com o objetivo de conter a inflação interna.

Outro país que queria ver mudanças no documento final é Cuba. O país queria introduzir de forma indireta a discussão sobre o embargo feito pelos Estados Unidos à ilha. Os americanos não aceitaram as alterações.

No começo do dia, um diplomata europeu ouvido pelo site em inglês da BBC disse que o Brasil e outros países latino-americanos estavam se negando a assinar o documento porque ele apresentava de forma negativa os biocombustíveis.

Os representantes brasileiros, no entanto, negaram que tenha havido grandes problemas em torno do debate sobre o etanol e que foi possível chegar a um texto consensual.
avatar
Vitor mango

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum