Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

Mensagem  Admin em Ter Jun 03, 2008 5:59 am

Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

D. António Marto presidiu à celebração conclusiva do Fátima Jovem 2008, que reuniu milhares de participantes

A alegria, o colorido e a força da juventude voltaram este fim-de-semana de 3 e 4 de Maio a marcar presença em Fátima, por ocasião da realização da “Fátima Jovem 2008”, peregrinação nacional de jovens a este Santuário, organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da celebração, exortou todos os presentes a procurarem o caminho da santidade.


No dia em que a Igreja celebra a Ascensão de Jesus ao Céu, D. António Marto sublinhou que, à semelhança do caminho percorrido por Jesus, “que subiu aos céus mas nunca nos abandona, (pois) Ele próprio disse “Eu ficarei sempre convosco”, todos os cristãos são convidados a dar “um sentido de elevação moral à nossa vida”.


“Precisamos de dar à nossa vida, à vida na sociedade, à vida no mundo uma elevação espiritual”, concluiu exortando em especial os jovens a “sair da banalidade e a mediocridade da vida”, “porque vos vai ser confiado o futuro da nossa sociedade”.

Esta solicitação “à não acomodação” havia sido já evidenciada por D. António quando saudou, no início da homilia, os jovens presentes no Santuário: “Salve, querida juventude católica de Portugal aqui presente, sinal de uma Igreja viva, alegre e jovem, que não quer envelhecer, não se quer deixar acomodar!”.


No Dia da Mãe, às mães e aos pais o prelado também pediu que transmitam o sentido da busca da santidade. “Quem como as mães pode e sabe transmitir, junto com o leite materno, o leite espiritual, o alimento espiritual à luz da fé? Eu sei que hoje é difícil ser pai e mãe, mas vós tendes a missão de contribuir, como só vós sabeis, para a elevação moral e espiritual dos vossos filhos”, afirmou D. António.


Mesmo no início da homilia, D. António Marto também saudou de forma especial as mães, dizendo: “Em nome pessoal e de toda a Igreja, dirijo uma saudação do fundo do coração às mães aqui presentes, às mães de todos nós, as vivas e às que partiram para a casa do Senhor”.


No 42.º Dia Mundial das Comunicação Socais, que a Igreja Católica celebra este Domingo sob o lema proposto pelo Papa Bento XVI “Media «na encruzilhada entre protagonismo e serviço»”, também o Bispo de Leiria-Fátima entendeu relembrar a mensagem papal aos agentes de comunicação social: o apelo ao serviço do crescimento do ser humano, “ao serviço da verdade inteira e integral da pessoa humana”.


“O Santo Padre, na mensagem para hoje, convida os agentes e os meios de comunicação social a colocarem-se, a trabalhar ao serviço do crescimento do homem interior, da renovação ética do próprio homem. (…) É preciso evitar que os meios de comunicação social se tornem megafones do relativismo moral”, afirmou.


O ofertório da celebração, por deliberação da Conferência Episcopal Portuguesa, reverterá para os projectos da Comunicação Social da Igreja. Em 2007, no 41.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi obtido, para a mesma causa, fruto da solidariedade dos peregrinos no Santuário de Fátima, o valor de 17 395,75€.


Ainda em termos de solidariedade, e porque decorre actualmente, a campanha do Banco Alimentar, D. António Marto, durante a homilia, reforçou a importância desta iniciativa solidária, recordando que, com a colaboração de todos, se está “a fazer face à pobreza no nosso país”.


Aos milhares de jovens que participaram na Eucaristia dominical e que no final da celebração se comprometeram a servir o Evangelho e a dar testemunho de fé, juntaram-se muitos outros grupos de peregrinos vindos de vários países do mundo.


Anunciaram-se no Serviço de Peregrinos do Santuário: dois grupos da Alemanha, um do Brasil e outro da Eslováquia, onze grupos de Espanha, um da Irlanda, dois de Itália e da Polónia e vinte grupos de Portugal, incluindo o “Fátima Jovem”.


Em termos de peregrinos espanhóis, destaque-se a presença do grupo da “Adoración Nocturna”, a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país a este santuário mariano, este ano pela 22ª vez. O lema que congregou este grupo durante quatro dias em Fátima foi “Todas as gerações te chamarão Bem-aventurada!”.


Sala de Imprensa do Santuário de Fátima



http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=59674&seccaoid=3&tipoid=31
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

Ver perfil do usuário http://vagadeliberdade.forumotion.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum