Vaga de Liberdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Presidente chinês evitou questões mais incómodas //Hu Jintao estreou-se em fórum na Internet

Ir para baixo

Presidente chinês evitou questões mais incómodas //Hu Jintao estreou-se em fórum na Internet Empty Presidente chinês evitou questões mais incómodas //Hu Jintao estreou-se em fórum na Internet

Mensagem  Admin Sex Jun 20, 2008 10:24 pm

Presidente chinês evitou questões mais incómodas
Hu Jintao estreou-se em fórum na Internet

20.06.2008 - 19h31 :, Margarida Paes

O Presidente da República Popular da China, Hu Jintao, fez ontem uma inesperada estreia num fórum de discussão na internet no site da Strong Nation, dirigido pelo Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista chinês, onde respondeu a três perguntas feitas pelos utilizadores do fórum, noticiou o site da cadeia televisiva britânica BBC.

Durante os 20 minutos da sua participação, o Presidente chinês evitou responder às perguntas mais incómodas, por exemplo, o preço das casas no país. Mas Jintao afirmou que usa a internet sempre que pode, para se actualizar e ver as notícias, nacionais e internacionais, e que tentará, no futuro, participar no fórum para saber o que os 1,3 mil milhões de cidadãos chineses pensam. "O meu trabalho mantém-me bastante ocupado e por isso não posso estar online todos os dias. Mas tento arranjar tempo para o fazer," disse Jintao a um dos utilizadores.

"Espero assim compreender melhor as opiniões e sugestões que os utilizadores da internet têm sobre o partido [comunista chinês] e sobre o trabalho do Governo," disse Jintao durante o webcast (uma transmissão vídeo online), acrescentando que o partido deve ouvir as "massas". "Pela internet conseguimos entender o que os cidadãos estão a sentir e recolher o seu saber, por isso é um canal muito importante," afirmou ontem Jintao.

Na China os meios de comunicação são controlados de perto pelo Governo e a internet é um dos poucos meios onde os chineses podem, publicamente, expressar as suas opiniões. A participação do Presidente no fórum online mostra que o Governo chinês tem noção da importância de ouvir a opinião pública, ainda segundo a BBC online.

Hu Jintao junta-se a Vladimir Putin, o antigo Presidente da Rússia, que em Março de 2001 foi o primeiro Presidente russo a participar num webcast. Na altura, Putin sentou-se com três jornalistas, cada um com um computador e respondeu em directo a questões pré-aprovadas. Qualquer pessoa no mundo pôde questionar o antigo agente da KGB que disse que "nenhum tema está fora dos limites" apesar das perguntas mais duras não terem sido aprovadas, segundo o site britânico The Register.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1333059&idCanal=11
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos