Vaga de Liberdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja Católica a perder fiéis

Ir para baixo

Igreja Católica a perder fiéis Empty Igreja Católica a perder fiéis

Mensagem  Admin Seg Jun 09, 2008 6:09 am

Lisboa perde católicos praticantes

Alterar tamanho
Igreja Católica a perder fiéis F1-P304
COMUNICAÇÃO O terço e a oração são para os católicos portugueses formas, como a Bíblia, para Deus comunicar. Mas 14% dos fiéis não sabem ou têm dúvidas sobre as formas como Deus comunica com eles FOTO ANTÓNIO PEDRO FERREIRA

Inquérito Depois de conhecido o tema do sínodo dos bispos (em Outubro próximo) - A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja - D. José Policarpo decidiu lançar um inquérito para avaliar a importância que os católicos praticantes de Diocese de Lisboa dão à Bíblia. Responderem 3.839 pessoas, o equivalente a 4% dos participantes nas missas dominicais.
Situação O cardeal-patriarca quer mais católicos a rezar com a Bíblia, uma intermediária entre Deus e o homem, disse. Embora haja muitos grupos dentro e fora das paróquias que já fazem a leitura das Escrituras é necessário encontrar outros caminhos. A criação de uma escola diocesana da Fé está a ser equacionada. Apesar de haver uma esmagadora maioria com um exemplar em casa, a verdade é que 30% dos inquiridos afirmam nunca ler a Bíblia. E quando a pergunta é se lê em conjunto com outras pessoas são 60% os que respondem negativamente.
Eucaristia Nas celebrações de domingo há três leituras dos textos bíblicos, mas Policarpo reconhece que muitos leitores não têm qualidade. “Muitas vezes não se percebe nada e por vezes a homilia não ajuda”.
Ensino Para o cardeal, o caminho é ensinar a ler a Bíblia em conjunto e com critérios para que percebam as diferenças entre os livros. “A palavra de Deus tem como efeito gerar a comunhão Deus/pessoa”.
Vaticano No documento de trabalho dos bispos afirma-se que há muita ignorância e um notável alheamentos de muitos cristãos em relação à Bíblia.
Textos de Monica Contreras




Diocese perdeu metade dos fiéis
A Igreja de Lisboa pode ter perdido nos últimos sete anos entre 70 mil a 100 mil praticantes. Dados actualizados e com o crivo da Diocese não existem. “Vamos fazer em breve um novo levantamento, mas a única coisa certa é que as pessoas que passaram a ir todos os dias à missa, depois da realização em Lisboa do Congresso para a Nova Evangelização, aumentou muito”, comentou o cardeal-patriarca. Interrogado pelo Expresso, o relator do inquérito admitiu uma quebra de fiéis nas missas de domingo compensada pela “purificação”, ou o aumento da qualidade, dos participantes. Ou seja, quem está, está porque quer, consciente e sem pressão social.


SITUAÇÃO NA CAPITAL

62%


dos católicos vão à missa aos domingos e dias santos (de acordo com um inquérito feito pela Igreja). Mas há um grupo de 8,5% que vai todos os dias e outro de 13% que participa duas a quatro vezes por semana
32%


dos fiéis de Lisboa pertencem a associações ou movimentos católicos. 88% dos crentes têm uma Bíblia em casa
30%


não lêem as Escrituras, mas da população que vai todos os dias à missa 9% estudam-na diariamente


DUAS PERGUNTAS A

Joaquim Carreira das Neves, teólogo católico e especialista na Bíblia
P Por que é que os católicos portugueses não lêem a Bíblia?
R Somos um país tradicional e por isso a missa é o centro na vida dos católicos. Para os protestantes, a Palavra de Deus (Bíblia) é o centro da vida religiosa. Para os neo-pentecostais, e são 400 a 430 milhões, sobretudo nos EUA, a Bíblia é o livro fundamental de toda a História, o que explica que não aceitem, por exemplo, o darwinismo. Pode ser uma situação perigosa.
P Pensa que em Portugal há o perigo de alguns movimentos fazerem uma leitura mais à letra?
R Sim. Mesmo os católicos podem fazer uma interpretação fundamentalista dos textos. Mas essa não é a linha dos sacerdotes nem a linha dominante desses movimentos. Não podemos esquecer as palavras de Bento XVI, de que fé sem racionalidade é um perigo. Temos de interpretar os textos à luz da nossa cultura de defesa dos Direitos Humanos. E quem quiser pode comprar um livrinho com as leituras das missas comentadas
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos