Vaga de Liberdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

Ir para baixo

Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens Empty Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

Mensagem  Admin Ter Jun 03, 2008 5:59 am

Bispo de Fátima deixa apelos aos jovens

D. António Marto presidiu à celebração conclusiva do Fátima Jovem 2008, que reuniu milhares de participantes

A alegria, o colorido e a força da juventude voltaram este fim-de-semana de 3 e 4 de Maio a marcar presença em Fátima, por ocasião da realização da “Fátima Jovem 2008”, peregrinação nacional de jovens a este Santuário, organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da celebração, exortou todos os presentes a procurarem o caminho da santidade.


No dia em que a Igreja celebra a Ascensão de Jesus ao Céu, D. António Marto sublinhou que, à semelhança do caminho percorrido por Jesus, “que subiu aos céus mas nunca nos abandona, (pois) Ele próprio disse “Eu ficarei sempre convosco”, todos os cristãos são convidados a dar “um sentido de elevação moral à nossa vida”.


“Precisamos de dar à nossa vida, à vida na sociedade, à vida no mundo uma elevação espiritual”, concluiu exortando em especial os jovens a “sair da banalidade e a mediocridade da vida”, “porque vos vai ser confiado o futuro da nossa sociedade”.

Esta solicitação “à não acomodação” havia sido já evidenciada por D. António quando saudou, no início da homilia, os jovens presentes no Santuário: “Salve, querida juventude católica de Portugal aqui presente, sinal de uma Igreja viva, alegre e jovem, que não quer envelhecer, não se quer deixar acomodar!”.


No Dia da Mãe, às mães e aos pais o prelado também pediu que transmitam o sentido da busca da santidade. “Quem como as mães pode e sabe transmitir, junto com o leite materno, o leite espiritual, o alimento espiritual à luz da fé? Eu sei que hoje é difícil ser pai e mãe, mas vós tendes a missão de contribuir, como só vós sabeis, para a elevação moral e espiritual dos vossos filhos”, afirmou D. António.


Mesmo no início da homilia, D. António Marto também saudou de forma especial as mães, dizendo: “Em nome pessoal e de toda a Igreja, dirijo uma saudação do fundo do coração às mães aqui presentes, às mães de todos nós, as vivas e às que partiram para a casa do Senhor”.


No 42.º Dia Mundial das Comunicação Socais, que a Igreja Católica celebra este Domingo sob o lema proposto pelo Papa Bento XVI “Media «na encruzilhada entre protagonismo e serviço»”, também o Bispo de Leiria-Fátima entendeu relembrar a mensagem papal aos agentes de comunicação social: o apelo ao serviço do crescimento do ser humano, “ao serviço da verdade inteira e integral da pessoa humana”.


“O Santo Padre, na mensagem para hoje, convida os agentes e os meios de comunicação social a colocarem-se, a trabalhar ao serviço do crescimento do homem interior, da renovação ética do próprio homem. (…) É preciso evitar que os meios de comunicação social se tornem megafones do relativismo moral”, afirmou.


O ofertório da celebração, por deliberação da Conferência Episcopal Portuguesa, reverterá para os projectos da Comunicação Social da Igreja. Em 2007, no 41.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi obtido, para a mesma causa, fruto da solidariedade dos peregrinos no Santuário de Fátima, o valor de 17 395,75€.


Ainda em termos de solidariedade, e porque decorre actualmente, a campanha do Banco Alimentar, D. António Marto, durante a homilia, reforçou a importância desta iniciativa solidária, recordando que, com a colaboração de todos, se está “a fazer face à pobreza no nosso país”.


Aos milhares de jovens que participaram na Eucaristia dominical e que no final da celebração se comprometeram a servir o Evangelho e a dar testemunho de fé, juntaram-se muitos outros grupos de peregrinos vindos de vários países do mundo.


Anunciaram-se no Serviço de Peregrinos do Santuário: dois grupos da Alemanha, um do Brasil e outro da Eslováquia, onze grupos de Espanha, um da Irlanda, dois de Itália e da Polónia e vinte grupos de Portugal, incluindo o “Fátima Jovem”.


Em termos de peregrinos espanhóis, destaque-se a presença do grupo da “Adoración Nocturna”, a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país a este santuário mariano, este ano pela 22ª vez. O lema que congregou este grupo durante quatro dias em Fátima foi “Todas as gerações te chamarão Bem-aventurada!”.


Sala de Imprensa do Santuário de Fátima



http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=59674&seccaoid=3&tipoid=31
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos