A "Caixa do Purgatório" de Lorde Kelvin
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A "Caixa do Purgatório" de Lorde Kelvin
A "Caixa do Purgatório" de Lorde Kelvin
Lorde Kelvin, o famoso físico britânico do século XIX, usava estranhos métodos pedagógicos nas suas aulas na Universidade de Glasgow para fazer interessar pela Física os estudantes de Teologia. Criou um instrumento - a "Caixa do Purgatório" - que é descrita no seguinte excerto do artigo "Lorde Kelvin demonstrado" de J. T. Loyd, professor na mesma universidade, publicado na "Revista Brasileira de Ensino da Física", vol. 29, nº 4, ps. 499-508 (versão on-line aqui; o original foi publicado na revista norte-americana "The Physics Teacher" 18, 16-24 (1980)). Editei ligeiramente a tradução brasileira.
"Kelvin, ao dar aulas, gostava de falar acima da capacidade de compreensão dos seus estudantes. Isso era exacerbado por uma peculiaridade no sistema de ensino de Glasgow, a saber, que os estudantes de Teologia tinham de ter aulas de Filosofia Natural - e, obviamente, a maioria deles não estava muito interessada nesse assunto. Embora esses estudantes formassem a maior parte da classe do primeiro ano, não havia dúvidas que Kelvin tinha a tendência a dar as aulas para o nível daqueles que iam continuar em Física. Ele tinha um instrumento que era muito eficiente em induzir o interesse naquilo que tinha para dizer, a chamada "Caixa do Purgatório". A caixa era preparada durante todo o dia e possuía três compartimentos - "Purgatório", "Céu" e "Inferno". Ele costumava escolher nomes [dos alunos] em pedacinhos de papel do "Purgatório", fazer perguntas a cada uma das pessoas nomeadas e, finalmente, depositar os pedacinhos de papel no "Céu" ou no "Inferno", dependendo do mérito das respostas".
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Labels: educação escolar, fisica
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Lorde Kelvin, o famoso físico britânico do século XIX, usava estranhos métodos pedagógicos nas suas aulas na Universidade de Glasgow para fazer interessar pela Física os estudantes de Teologia. Criou um instrumento - a "Caixa do Purgatório" - que é descrita no seguinte excerto do artigo "Lorde Kelvin demonstrado" de J. T. Loyd, professor na mesma universidade, publicado na "Revista Brasileira de Ensino da Física", vol. 29, nº 4, ps. 499-508 (versão on-line aqui; o original foi publicado na revista norte-americana "The Physics Teacher" 18, 16-24 (1980)). Editei ligeiramente a tradução brasileira.
"Kelvin, ao dar aulas, gostava de falar acima da capacidade de compreensão dos seus estudantes. Isso era exacerbado por uma peculiaridade no sistema de ensino de Glasgow, a saber, que os estudantes de Teologia tinham de ter aulas de Filosofia Natural - e, obviamente, a maioria deles não estava muito interessada nesse assunto. Embora esses estudantes formassem a maior parte da classe do primeiro ano, não havia dúvidas que Kelvin tinha a tendência a dar as aulas para o nível daqueles que iam continuar em Física. Ele tinha um instrumento que era muito eficiente em induzir o interesse naquilo que tinha para dizer, a chamada "Caixa do Purgatório". A caixa era preparada durante todo o dia e possuía três compartimentos - "Purgatório", "Céu" e "Inferno". Ele costumava escolher nomes [dos alunos] em pedacinhos de papel do "Purgatório", fazer perguntas a cada uma das pessoas nomeadas e, finalmente, depositar os pedacinhos de papel no "Céu" ou no "Inferno", dependendo do mérito das respostas".
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