Vaga de Liberdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal é campeão no abandono do fixo

Ir para baixo

Portugal é campeão no abandono do fixo Empty Portugal é campeão no abandono do fixo

Mensagem  Admin Seg Jun 30, 2008 12:59 pm

Portugal é campeão no abandono do fixo
2008-06-28
Cália Marques Azevedo


Há cada vez menos telefones fixos em casa dos portugueses. Os telemóveis substituem a ligação tradicional e ainda não cedem lugar aos meios de comunicação alternativos como utilizar o computador para chamadas via Internet.

Ter telefone fixo em casa é cada vez menos frequente nos lares portugueses. Entre os europeus Portugal, foi o país que teve a maior diminuição da presença do aparelho, havendo no sentido inverso um aumento da utilização do telemóvel.

A conclusão consta de um estudo realizado pela Comissão Europeia (CE) em todos os estados-membros, junto de 27 mil famílias, e revela o aparecimento de novos padrões de consumo em termos de serviços de telecomunicações. O progresso tecnológico e a concorrência trouxeram maior escolha aos consumidores europeus, diz Bruxelas.

O inquérito teve resultados bastante assimétricos de país para país e Portugal também não alinhou em padrões.

Apenas 30% dos lares portugueses têm telefone fixo e móvel, enquanto 48% já só utiliza telemóvel. Certo, é que 90% dos portugueses têm pelo menos um deles para se comunicar. No conjunto dos 27, a taxa de frequência do aparelho móvel como único meio de contacto por voz é de apenas 24%.

A taxa de utilização de Internet em casa fica muito abaixo dos valores da do telefone.

Só 29% das casas nacionais têm ligação à rede, e deste valor, 22% usa banda larga, 13% cabo e 9% ADSL. À excepção do número de utilizadores de ligação por cabo, todos os outros estão abaixo da média europeia, onde 49% tem Internet, 36% por banda larga e 29% por ADSL e apenas 7% tem um modem para cabo.

O resultado anterior fica justificado quando se olha para o número de lares que têm pelo menos um computador - apenas 39% enquanto, em média, 57% das casas europeias tem um. Portugal tem mesmo a terceira taxa mais baixa dos 27 de países com um computador. Percebe-se, por isso, que seja, junto com Espanha, o país que menos utiliza o computador de casa para fazer chamadas pela Internet. Segundo o estudo comunitário, esta modalidade é bastante mais utilizada pelos novos estados-membros que pelos antigos. Em Portugal, o estudo foi realizado entre 16 de Novembro e 7 de Dezembro de 2007 junto de mil inquiridos.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=962416
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/06/2008

https://vagadeliberdade.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos